+351 966 381 087 Fale com a Coordenadora

"Os alunos não sabem Estudar" Gestão de Tempo

"Os alunos não sabem Estudar" Gestão de Tempo

 “Os alunos não sabem estudar” - é uma frase que ouvimos com alguma frequência nos dias de hoje.

Assim surge a questão: serão transmitidos aos alunos indicações de organização do estudo e “como” o poderão fazer?

Um estudo eficiente é aquele que garante bons resultados, fazendo o aluno despender de menos tempo, podendo assim conciliar o estudo com outras ocupações que lhe dão prazer pessoal.

Neste sentido, conhecer algumas técnicas de gestão de tempo pode contribuir para uma melhoria no processo de estudo e, consequentemente, dos resultados. Assim o plano de estudo deve:

ser realista, definir um plano que seja possível de ser cumprido e ajustado às necessidades individuais, caso contrário o aluno poderá desenvolver sentimentos de frustração e levar ao abandono;

ser flexível, permitir adpatações que podem resultar de situações imprevistas ou de uma mudança benéfica ao estudo;

ser um guia orientativo, da gestão do tempo semanal, não tendo assim um carácter rígido ou obrigatório, na medida em que existem momentos em que o estudo fluir e não deve ser interrompido, mesmo que os objetivos já tenham sido alcançados.

Outro dos critérios que devemos ter presente aquando da elaboração do plano de estudos está relacionado com o tempo dedicado a cada disciplina, ou seja, a natureza da disciplina e o grau de dificuldade que o aluno tem.

Por outro lado, e igualmente importante, é o período em que ocorre o estudo. Este deverá ter em consideração o momento do dia em que o aluno normalmente apresenta maior predisposição e energia para estudar, rentabilizando assim melhor o seu tempo, os seus resultados e consequentemente um rotina de estudo eficiente. 

É ESTE CICLO POSITIVO QUE PRETENDEMOS QUE OS ALUNOS ASSUMAM COMO COMPORTAMENTO.

 

Voltar ao Topo